segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Secma debate políticas culturais e elege Conselho Estadual de Cultura em Fórum

(FONTE: jornalonovoestado.com.br)

Produtores e entidades culturais, artistas maranhenses e profissionais de áreas afins à cultura, representantes das mesorregiões maranhenses e de São Luís se reunirão no II Fórum Estadual de Cultura, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB - Calhau). No encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), serão discutidas políticas de cultura para até 2015. Também serão eleitos os membros do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão.
A solenidade de abertura do II Fórum Estadual de Cultura acontece às 19h de quarta-feira, com presença do secretário de Estado de Cultura, Luís Bulcão. Em seguida, haverá a conferência “Diagnóstico Cultural e as Principais Perspectivas para a Cultura 2011/2015”, proferida por representante da Secma, e uma apresentação artística.

A programação de quinta-feira (17), abre às 8h30 com leitura e aprovação do regimento interno (comissão eleitoral); às 10h30, eleição dos representantes conselheiros das mesorregiões. No período da tarde, os trabalhos serão iniciados às 14h, com a eleição dos conselheiros das áreas culturais (artes cênicas, música, livro e leitura, áudio visual, artes visuais, patrimônio cultural, memória e documentação e culturas populares).
A programação do segundo dia do Fórum terá ainda aclamação dos conselheiros eleitos, encaminhamentos finais e, às 18h, encerramento com apresentação artística.
Participação
Para participação no II Fórum Estadual de Cultura, cada município elegeu como representante um delegado para cada 5 mil habitantes. O município não poderá ultrapassar o número de 20 delegados. Os que não possuem 10 mil habitantes terão direito a um delegado como representante para concorrer como conselheiro do CEC.
Os conselheiros para o Conselho Estadual de Cultura serão eleitos, por meio de representantes das mesorregiões maranhenses e de áreas culturais (artes cênicas, música, livro e leitura, áudio visual, artes visuais, patrimônio cultural, memória e documentação e culturas populares).
A participação dos municípios no Fórum se deu a partir de assembléia geral realizada em cada mesorregião maranhense, em fóruns municipais realizados no mês de agosto de 2011, convocados todos os segmentos e entidades artístico-culturais, pessoas físicas ou jurídicas de natureza públicas e privadas enquadrando-se nas áreas de artes cênicas, música, livro e leitura, áudiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, memória e documentação e culturas populares.


A Comissão Eleitoral Estadual será constituída por um representante da Secma, um membro do Conselho Estadual de Cultura e 10 membros eleitos nos fóruns mesorregionais, sendo dois por mesorregião respeitando a paridade de cinco membros da sociedade civil e cinco do poder público. A Comissão Estadual será responsável pela coordenação da eleição do Conselho Estadual de Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário